Saiba como identificar o Home Theater que você precisa

Confira algumas características do aparelho e saiba como são os procedimentos na hora da instalação

Publicado em 13/07/2015

As empresas de televisores, além de investir na alta qualidade de imagem, aprimoram ainda mais a qualidade do sistema de som digital integrado aos aparelhos. Mas para que o som seja tão aprimorado quanto a altíssima qualidade de imagem, o Home Theater pode ser necessário. Sabe exatamente o que é este aparelho?

A principal ideia do Home Theater é proporcionar um efeito de sonorização nos quatro cantos do ambiente, seja na sala de estar, área de churrasco, sala de jogos ou até mesmo em nosso quarto. Este é o mesmo efeito conquistado nas salas de cinema.

Nem sempre na hora compra somos informados da potência ideal para o ambiente onde iremos fazer a instalação, portanto é importante ficar de olho em algumas características do aparelho:

Sistema 

Praticamente não encontramos mais aparelhos de Home Theater com sistemas abaixo de 5.1, que significa exatamente o número mínimo de caixas de seu aparelho é cinco: duas laterais R (direita), duas laterais L (esquerda), uma central, e o subwoofer, que será responsável pelo tom grave do seu som. É possível encontrar sistemas de até 8.1 - neste caso serão duas caixas R (direita), duas caixas L (esquerda), duas torres L e R (esquerda e direita), uma central e um subwoofer. 

Na hora da instalação

Como já mencionamos acima, a ideia do Home Theater é que o som atinja os quatro cantos do ambiente, e para isso é necessário que a instalemos as caixas R e L de modo que o som emitido por cada uma delas se cruzem. Assim, as caixinhas menores devem ser fixadas nos cantos do ambiente na altura do teto, a R (direita) nas laterais da frente e a L (esquerdas) nas laterais de trás para que o som saia atrás do sofá. Já a central pode ser colocada em frente ao seu televisor e o subwoofer ao lado de seu rack.

Não é só instalar

Mas apenas instalar não é o suficiente, pois o aparelho está configurado no sistema de som 2.1 e precisa ser configurado manualmente, caso contrário as caixas não funcionarão direito. Para o uso correto das cinco caixas, é preciso configuração manual. O mesmo acontecerá quando for escutar a rádio FM, cujas estações geralmente não possuem o sistema 5.1, ou quando inserido uma mídia de DVD.