Publicado em 30/11/2016

3% | Primeiras impressões

Primeira série brasileira chega ao cardápio da Netflix e entrega menos do que promete

Postado em: Notícias, Séries

Produtora boa, premissa boa, atores bons, não tem como o resultado ser fraco. Mas é claro que tem, basta dar um deslize no roteiro e não exigir mais das atuações. Esses são os principais problemas de 3%, primeira série brasileira produzida pela Netflix, criada por Pedro Aguilera e dirigida por César Charlone.

A trama apresenta uma realidade distópica, onde a humanidade já não possui mais recursos suficientes para todos, causando assim uma divisão entre a classe menos favorecida e um seleto grupo que reside em uma ilha. Ao completar 20 anos, todos têm o direito de participar de uma seleção denominada O Processo, em que apenas os melhores se classificam e passam a viver no chamado Maralto. Somente 3% conseguem o feito.

No entanto, entre os excluídos existe um grupo de resistência que luta para que todos tenham os mesmos direitos, e para isso precisam eliminar O Processo, sendo que a forma que encontram é colocar um infiltrado para destruir o sistema de dentro. Em paralelo, assistimos a uma luta interna pela governança. A seleção é comandada por Ezequiel (João Miguel), que está sendo observado por Aline (Viviane Porto), já que, pela primeira vez, houve um assassinato em Maralto.

No primeiro episódio não sabemos o que de fato existe do “lado de lá”, e pelo visto nem os candidatos, eles apenas vivem com a ilusão de que deve ser melhor do que onde estão. As dúvidas, que não são poucas, permeiam entre descobrir se existe realmente coisas boas acontecendo neste outro local e que preço deve ser pago para conseguir se transportar para lá.

Apesar de Michele (Bianca Comparato) ser claramente a protagonista, se mostrou a menos interessante do grupo principal. Pelos acontecimentos iniciais os personagens que mais devem se destacar são Fernando (Michel Gomes) e Joana (Vaneza Oliveira). A esperança era de que as rasas atuações e os diálogos mal construídos ficassem apenas a encargo de alguns poucos personagens, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. A dinâmica não fluiu, as falas estavam tão mecanizadas que por alguns momentos pareciam robôs. Já que se trata de uma produção futurista, vai saber.

É inevitável a comparação com outras séries produzidas pela Netflix, que já se tornou sinônimo de qualidade. 3% passou longe de diversas produções do canal streaming. Para dizer a verdade, ela conseguiu ficar aquém até de muitas novelas produzidas pela Rede Globo, nas quais o enredo soa mais natural e fluido do que aqui. Não chega a ser uma produção ruim, mas é aconselhável ir sem muitas expectativas.

Uma série que se baseia declaradamente em meritocracia, mas cujos métodos utilizados para alcançar esse mérito não são nem um pouco confiáveis e muitas vezes nada honestos. Não importa o que você teve que fazer para estar lá, basta cumprir o objetivo. Provas e testes muito questionáveis, aplicados por pessoas ainda mais questionáveis. Será que todos que passam realmente merecem estar lá? E será que, se pouco importam os meios, esse “lado de lá” é tão bom assim, já que deve ser repleto de pessoas sem escrúpulos? Questionável, como muitos itens na série.

Por Natália Lins

Confira o trailer de 3%:

Foto: Divulgação

TudoEmDVDs.com

Grupo de Ofertas

TudoEmDVDs.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudoemdvds.com