Fox demite compositor da trilha de 'Os Simpsons' após 27 anos

Alf Clause produz música com orquestra de 35 instrumentos desde 1990

Publicado em 31/08/2017
Fox demite compositor da trilha de 'Os Simpsons' após 27 anos

Depois de quase três décadas produzindo praticamente 100% da trilha sonora dos episódios de Os Simpsons, Alf Clause foi demitido pela Fox. Pelo Twitter, o compositor confirmou a novidade, divulgada inicialmente pela revista Variety. "Obrigado a todos pelo apoio. Infelizmente, a notícia é verdadeira", escreveu o americano de 76 anos.

Alf Clause não é o compositor da icônica abertura do seriado. Ela foi feita por Danny Elfman em 1989. Clause foi contratado por Matt Groening, criador de Os Simpsons em 1990 e fez seu primeiro episódio em Treehouse of Horror, especial anual de Halloween (Dia das Bruxas). Na terceira temporada, ele fez o rearranjo da intro.

Desde então, o compositor tem se dedicado a fazer a trilha sonora de todos os episódios da série, uma das mais longevas da história da televisão. Para isso, conta com uma orquestra de 35 instrumentos, em processo (composição, gravação, edição) que consome milhões de dólares por ano.

A justificativa para a mudança, segundo a Variety, é que a série busca "um tipo diferente de música", embora a publicação ressalte que a notícia condiz com o corte de gastos que tem sido feito por produtores da série recentemente.

Alf Clause trabalhou também em outros programas bem conhecidos do público brasileiro, como Alf: o teimoso e A Gata e o Rato. Seu trabalho  o tornou um dos compositores com mais indicações ao Emmy, premiação da TV americana, com 30 delas - sendo duas vitórias.

Foto: Reprodução