Estreias de cinema 15/12 | Rogue One e mais

Primeiro filme fora da trilogia original de Star Wars chega aos cinemas com críticas positivas

Publicado em 15/12/2016

Essa é uma semana histórica para o cinema, pois finalmente chega às telonas Rogue One: Uma história Star Wars - primeiro filme da saga espacial que acontece fora das trilogias. Segundo a crítica do jornal Folha de S. Paulo, o longa dá certo mesmo sem sabre de luz ou filosofia Jedi. Isso porque a produção é pesada, mostra o lado sujo e humano da saga e, ainda, pesa a mão nas cenas de guerra. Para a Variety, o diretor Gareth Edwards (Godzilla) fez um filme para fãs adultos e com poucos ingredientes para crianças.

De acordo com o site G1, essa característica aproxima a produção do público e não serve apenas para chocar. "Tal humanidade existe para provar que guerras, conflitos e disputas ideológicas podem e devem ser enfrentadas por pessoas como nós, gente como a gente, e não apenas por seres dotados de poderes mágicos", afirma a publicação.

A luta por um ideal e o valor coletivo está muito presente na narrativa. O mote oficial mostra que guerreiros rebeldes partem em missão a fim de roubar os planos da Estrela da Morte e trazer nova esperança para a galáxia. Entre as rebeldes está Jyn Erso (Felicity Jones), que comanda uma tripulação de membros da Aliança Rebelde, desertores, monges e mercenários na missão suicida. E é esse acontecimento que dá início ao Episódio IV: Uma nova esperança (1977).

Para a Entertainment Weekly, Rogue One encaixa perfeitamente na linha do tempo de Star Wars e conecta eventos que já conhecemos de cor com outros que nunca consideramos. "Ele nos faz questionar quantas outras histórias não contadas estão nos cantos sombrios da galáxia muito distante de George Lucas", diz o texto. Já para o site ComingSoon o longa é absolutamente fantástico, o melhor filme de Star Wars desde O Império Contra-Ataca, de 1980.

Rogue One - Uma História Star Wars (aventura, ficção científica e ação)

Sinopse: No primeiro filme derivado da franquia Star Wars, guerreiros rebeldes partem em missão para roubar os planos da Estrela da Morte e trazer nova esperança para a galáxia.

Magal e os Formigas (comédia dramática)

Sinopse: João (Norival Rizzo) é um aposentado que está aborrecido com a vida e reclama o tempo todo de seu trabalho. Viciado em loteiras, ele está afundado em depressão e não vê esperança. Até que, após um delírio, ele começa a receber visitas do cantor Sidney Magal. Assustado com o fenômeno sobrenatural recorrente, ele irá aprender, com o bom humor da aparição, os jeitos de viver sempre o lado bom da vida.

Nas Estradas do Nepal (drama) 

Sinopse: Prakash e Kiran vivem no Nepal, durante a guerra civil de 2001. Embora pertençam a castas diferentes, os garotos tornam-se amigos próximos, e decidem ganhar dinheiro com as vendas dos ovos de uma galinha. Quando o animal some, eles partem em uma jornada para recuperá-lo. Mas Prakash e Kiran não percebem os riscos que correm no instável período de trégua na guerra.

Neruda (drama, biografia e policial)

Sinopse: No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.

O Brasil Rico - Uma Discussão Sobre Prosperidade e Como Alcançá-la (documentário)

Sinopse: O documentário traz entrevistas com 36 personalidades que fizeram parte, direta ou indiretamente, da organização econômica e do acúmulo de riquezas do Brasil nos últimos anos. Dentre eles, estão ex-presidentes da República, ex-ministros de Estado, empresários e pensadores, numa discussão sobre o que é a real riqueza de um país e quais caminhos o Brasil deveria seguir para alcançar a prosperidade.

Sieranevada (drama)

Sinopse: Lary (Mimi Branescu) vai com a esposa à casa da família, para a comemoração de um ano desde a morte do pai. Lá eles encontram outros familiares, das mais diversas gerações. Todos aguardam a chegada de um padre da Igreja Ortodoxa para realizar uma oração e benzer a casa. Enquanto esperam, as conversas paralelas revelam desde banalidades da vida cotidiana até conflitos entre alguns integrantes.

Sully - O Herói do Rio Hudson (biografia e drama)

Sinopse: 15 de janeiro de 2009. Logo após decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do avião pilotado por Chesley "Sully" Sullenberger (Tom Hanks). Com o avião seriamente danificado, Sully não vê outra alternativa senão fazer um pouso forçado em pleno rio Hudson. A iniciativa é bem-sucedida, com todos os 150 passageiros a bordo sendo salvos. Tal situação logo transforma Sully em um grande herói nacional, o que não o isenta de enfrentar um rigoroso julgamento interno coordenado pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos.

Volta à Terra (documentário)

Sinopse: Nas montanhas do norte de Portugal um pequeno vilarejo, chamado UZ, sobrevive, cada vez mais deserto devido à imigração. Com 49 moradores locais, o documentário acompanha esses habitantes durante as quatro estações do ano. Dentre eles, o jovem pastor Daniel que ao entardecer sonha com os amores da vida.

Foto: Divulgação