Estreias de cinema 05/01 | Moana - Um Mar de Aventuras e mais

Filme impressiona pela técnica, personagens e cores, mas peca na dublagem em português

Publicado em 06/01/2017

Moana: Um Mar de Aventuras estreia essa semana quebrando paradigmas. A Disney acompanhou a evolução social do nosso tempo, como as discussões sobre feminismo, e criou uma princesa totalmente reformulada. Sai a mocinha indefesa com o seu par romântico, e entra a guerreira determinada e aventureira, que junto com o seu "cúmplice" segue em uma jornada de descobrimento.

Segundo a sinopse original, Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Além de trazer discussões sobre o poder feminino, o filme também ganha pontos no impressionante sistema visual. Na opinião do Observatório de Cinema, o longa é, esteticamente, um dos filmes mais inventivos em anos de produções do estúdio.

Os diretores Ron Clements e John Muskers exploram intensamente as locações das ilhas da Polinésia, construindo sequências visualmente impactantes. Impossível não se surpreender com o momento em que uma raia luminosa passa pelo barco da heroína durante a noite, num belo contraste com céu escuro e estrelado.

No entanto, a dublagem em português não acompanha a qualidade técnica do longa, e certamente pode suprimir todo o trabalho maravilhoso feito até aqui. Segundo o site Combo Infinito, algumas cenas poderiam ter mais emoção, mais força emergencial, mais contundência, mas não foi o que aconteceu.

O segundo destaque da semana vai para Passageiros, que traz os queridinhos de Hollywood Jeniffer Lawrence e Chris Pratt como protagonistas. O longa sci-fi foi dirigido pelo norueguês Morten Tyldum (Jogo da Imitação) e escrito pelo roteirista Jon Spaihts (Doutor Estranho e Prometheus).

Durante uma viagem de rotina no espaço, o casal desperta 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo.

Para o site do jornal Folha de S. Paulo, o filme não tenta surpreender, mas acaba cativando ao colocar o espectador na situação angustiante de seus protagonistas. A exemplo da impecável primeira parte, ao discutir a finitude do homem em cenas de desespero seguidos de solidão de Jim Preston (Pratt), preso em uma espaçonave gigantesca com outros 5 mil habitantes que vão hibernar por décadas.

Depois da segunda metade do filme, após Jim encontrar Aurora (Lawrence) e iniciar a luta pela sobrevivência, o longa cai no quesito qualidade. O espectador deixa de divagar sobre a solidão, para ver cenas de aventura, que não deixam de ser muito boas. No geral, Passageiros une tudo o que um bom blockbuster deveria ter: diverte e faz pensar.

Moana - Um Mar de Aventuras (animação, família e aventura)

Sinopse: Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Passageiros (aventura e ficção cinetífica)

Sinopse: Durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo.

Dominação (terror e suspense)

Sinopse: Um exorcista não convencional, que é capaz de entrar no subconsciente de uma mente possuída, conhece uma outra pessoa com a mesma capacidade enquanto confronta seu próximo caso, um garoto de nove anos de idade que está possuído por um demônio do seu passado.

Eu, Daniel Blake (drama)

Sinopse: Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

John From (comédia dramática)

Sinopse: Rita (Júlia Palha) é uma adolescente que não tem muito a fazer na vida. Para ocupar o tempo ocioso, ela pega sol na varanda de sua casa e deixa bilhetes para a melhor amiga Sara (Clara Riedenstein) em um vão no teto do elevador do prédio onde mora. Até que um dia ela se interessa por um novo vizinho, bem mais velho do que ela e que tem uma filha pequena. Decidida a conquistá-lo, Rita elabora planos para que possa atrair sua atenção.

O Apartamento (drama)

Sinopse: Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) são casados e encenam a montagem da peça teatral "A Morte de um Caixeiro Viajante", de Arthur Miller. Um dia, eles são surpreendidos com o alerta para que eles e todos os moradores do prédio em que vivem deixem o local imediatamente. O problema é que, devido a uma obra próxima, todo o prédio corre o risco de desabamento. Diante deste problema, Emad e Rana passam a morar, provisoriamente, em um apartamento emprestado. É lá que Rana é surpreendida com a entrada de um estranho no banheiro, justamente quando está tomando banho. O susto faz com que ela se machuque seriamente e vá parar no hospital. Entretanto, é o trauma do ocorrido que afeta, cada vez mais, suas vidas.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite (fantasia e drama)

Sinopse: Conor é um garoto de 13 anos de idade, com muitos problemas na vida. Seu pai é muito ausente, a mãe sofre um câncer em fase terminal, a avó é uma megera, e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.

Foto: Divulgação