Descubra quais são os tipos de óculos 3D

Existe o anaglifo, passivo, ativo e até um sistema 3D que não faz uso do equipamento

Publicado em 13/07/2015

Quem não gosta de assistir seu filme ou série favorita com uma ótima qualidade de imagem em alta definição? Mas a alta definição não é a única tecnologia se popularizando, o 3D também chega com força. E não só nos cinemas. Você também pode assistir imagens em 3D na sua casa com os equipamentos certos, e um deles é o óculos.
 
Existem vários tipos de óculos 3D e analisamos cada um deles.

Óculos 3D Anaglifo

É o famoso óculos de lentes coloridas, mas que está sendo descartado pelas empresas e também usuários. As lentes coloridas transmitem a sensação de profundidade e ao mesmo tempo aproximação da imagem, porém o efeito é insuficiente e ainda causa desconforto devido suas cores fortes.

Óculos Passivo 

Os óculos passivos são os mais usados hoje, até porque sua lente polarizada faz com que as duas imagens usadas para projeção do 3D fiquem distintas umas das outras, evitando desvios de sombras e ganhando mais nitidez e cores.

Óculos Ativo 

Diferente do óculos passivo, o ativo requer o uso de circuitos como baterias que ativam o chip de transmissão responsável pelo efeito das duas imagens. Porém, além de serem bem mais caros do que o passivo, os óculos ativos não são indicados para pessoas que usam óculos de grau ou lente de contato devido a sua frequência. 

Paralaxe

Deve ser o sistema de transmissão que irá dominar o mercado, assim como hoje são os equipamentos passivos. O paralaxe irá dispensar totalmente o uso de óculos, trazendo diretamente no televisor uma barreira que possui as duas imagens entrelaçadas dando o efeito de aproximação. Essa tecnologia foi utilizada no Nintendo 3DS e foi apresentada em alguns televisores, mas ainda deve ser aprimorada.